sexta-feira, 13 de abril de 2012

AUTORIDADE E SUBMISSÃO




                        MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUIZO”.

                        Este é um provérbio popular extremamente utilizado em nossos dias, porém está correto? Comumente o povo utiliza provérbios de sabedoria popular sem uma análise aprofundada, será este mais um entre eles? É assim mesmo que funciona? E quem que realmente manda? A quem se deve obedecer? Será que obedecemos à autoridade correta? Até onde vai o poder de cada autoridade?

                        E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém”. (Atos 9:1-2). Observe que Saulo de Tarso depois chamado Paulo “acreditava” que obedecia a Deus através da liderança judaica e com ela obteve autorização para ampliar a perseguição aos judeus fora de Jerusalém, mais precisamente em Damasco (Capital da Síria). No meio do caminho foi interceptado por Cristo e alertado sobre quem realmente tinha poder para mandar e não obedecê-lo seria como dar murros em ponta de faca, ou algum objeto de ponta chamado por Jesus de aguilhões. “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer”. (Atos 9:5-6). Perceba que tremendo e atônito ele reconhece a autoridade superior de Cristo e se predispõe a obedecê-lo imediatamente. Vai até Damasco e é informado pela autoridade superior que receberá a visita de um homem chamado Ananias. Curioso é que Ananias não é apresentado como apóstolo, nem bispo, ancião, presbítero ou diácono, em outras palavras acreditamos que era um simples cooperador da obra porque seu nome não aparece outras vezes nos escritos sagrados, mesmo assim Saulo, um doutor da lei e futuro apóstolo de Cristo aceita sua autoridade porque sabia que ela era proveniente de uma instância superior. “E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado”. (Atos 9:17-18). Perceba que Ananias, mesmo sendo secularmente inferior a Paulo, que era um doutor da lei, traz a ele a unção do Espírito Santo e concomitantemente um milagre que lhe possibilita à recuperação da visão, consumando pela fé os primeiros resultados da obediência à autoridade de Jesus Cristo.

                        Além de esclarecer qual é a autoridade correta a ser obedecida, o texto lido esclarece que essa autoridade vem de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, seu filho e na atuação do Espírito Santo que é a autoridade executiva de Deus no momento. “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. (Mateus 28:18-19).

                        Então quem realmente manda? Deus e toda a pessoa que recebe poder delegado por ele em determinada função e/ou em determinada ocasião. Fora dessa delegação de poder, a autoridade pode ser uma usurpação e não necessita ser obedecida. O Senhor nosso Deus delegou autoridade ao Diabo e a retirou devido a sua desobediência. Delegou ao homem, que entregou ao Diabo através do pecado. Por fim, criou estruturas de poder na terra concedendo poder delegado a todas essas estruturas e/ou pessoas que atuam dentro delas e vamos através desse estudo conhecer um pouco mais sobre essa autoridade delegada por Deus, a submissão ou não, e, as repercussões da obediência ou desobediência a essas autoridades.

                         Continua...

Um comentário:

  1. Amém! Por meio de JESUS, o unico e vivo caminho para DEus, recebemos PODER de sermos chamados de FILHOS, pela graça e pelo Amor de Deus.

    ResponderExcluir