sábado, 4 de fevereiro de 2012

1º ESTUDO BÍBLICO

A BÍBLIA 

Introdução:

            É o livro sagrado criado por Deus para nos orientar no caminho da verdade e da salvação. Por ter origem divina podemos considerá-lo perfeitamente apto para nos indicar o caminho da vida eterna. É chamado por alguns pastores como o “manual do fabricante” em alusão ao fato de que coisas ou seres criados necessitam de orientação específica para um melhor aproveitamento de sua vida útil. Foi escrito em um período de aproximadamente 1600 anos em três idiomas diferentes hebraico, aramaico e grego, por 40 escritores[1] que podemos considerar como “secretários” de Deus para uma tarefa específica, ou seja, escreveram um livro com conteúdo especifico e determinado pelo Criador, com tudo que é necessário para a salvação eterna das vidas humanas, apesar de todas as limitações de sua formação e experiência de vida. Alguns recebiam mensagens de forma sobrenatural, com visões, arrebatamentos, audições sobrenaturais de vozes e/ou barulhos, vivenciando fatos, passando por experiências e registrando tudo sob orientação específica do Espírito Santo. O que mais impressiona é o fato de o livro todo trazer uma mensagem Cristocêntrica, uma mensagem única sobre Cristo, apesar de alguns escritores jamais terem se conhecido. Se fossemos criar um livro como este de forma terrena, utilizando escritores diferentes em línguas diferentes teríamos com certeza um emaranhado de ideias e concepções de Deuses diferentes e fatos jamais encadeados em uma ideia central, porém a Bíblia sagrada trata desde Gênesis ao Apocalipse de um só Deus subsistente em três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo e apresenta a solução dos problemas da humanidade através da pessoa de Jesus Cristo.

            O apóstolo Paulo afirma: “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido”. (1 Coríntios 13:12). Podemos através dessa afirmação, imaginar Deus em um patamar superior, uma espécie de mezanino espiritual e nós no térreo tentando ver sua glória e entre nós uma espécie de espelho, com o qual podemos ver, ou ao menos ter um vislumbre do Todo Poderoso e sua glória, bem como tudo que pode nos oferecer para uma boa qualidade de vida material e espiritual no presente e no futuro. Este espelho a Bíblia sagrada que reflete Deus ao leitor é o objeto número um de nosso estudo Cristão porque toda a verdade divina conhecida chega ao nosso conhecimento através dela e por ela pretendemos nos apropriar de parte de um conhecimento infinito, estudando o relacionamento de Deus com os homens, com as nações, com a igreja e com o mundo dos espíritos.

            Continua...



[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia - Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. A maioria dos historiadores acreditam que a data dos primeiros escritos considerados sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de cristo. Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário