domingo, 5 de fevereiro de 2012


1)      O que a Bíblia fala de si mesma:

a)      É inspirada pelo Espírito Santo – 2 Pe 1.20-21.

20- Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

21- Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

            A clareza desses versículos dispensa comentários, ainda assim quero ressaltar dois fatos que podem passar despercebidos por um leitor neófito (novo convertido): a produção da Bíblia tendo origem em Deus e a necessidade da interpretação das escrituras direcionadas por Deus, afinal se ele produziu só ele pode nos levar a entender. Mas como saber que está nos orientando, como podemos sentir que estamos sendo direcionados por Deus para a aquisição deste conteúdo espiritual? A resposta se encontra na própria Bíblia. Quando Jesus afirma que ele é o pão e água da vida parece algo sem nexo para um cidadão qualquer, pois como se pode comer ou beber Jesus? Mas nós cidadãos dos céus podemos “sentir na pele” a fome espiritual pelo conhecimento divino e precisamos desse alimento diariamente. Em vários momentos nos alimentamos de Cristo através da sua palavra, e por mais satisfeitos que estejamos hoje, amanhã teremos fome de novo. Por outro lado quando Jesus afirma que as ovelhas conhecem a voz do pastor parece uma afirmação material e extremamente literal, porém nós ovelhas espirituais conseguimos perceber quando Jesus nos fala através de algo ou alguém, porque interiormente nosso ser reconhece sua voz, nosso espírito renascido nos dá ciência que é a voz do nosso pastor espiritual. No livro de Lucas encontramos uma afirmação interessante de dois discípulos que caminhavam para Emaús e conversaram com Jesus sem saber que ele havia ressuscitado. Esse diálogo esclarece de forma positiva o fato de que a ovelha realmente reconhece a voz do pastor... “E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” (Lucas 24:32). Perceba que no coração ficaram atraídos pelo ensino das escrituras provenientes do supremo pastor, porém só conseguiram se conscientizar mais tarde, quando tiveram ciência que haviam falado com ele e analisavam o acontecido entre si. Esse ardor no coração é perfeitamente normal em um coração nascido de novo que recebe ensino cristão de uma fonte qualquer que esteja sendo utilizada pelo Senhor para esse propósito. Lá dentro, no seu interior, uma ovelha consegue de uma maneira espiritual e quase inexplicável perceber que o divino Pastor está se comunicando com ela.



b)      É o verbo encarnado – Jo 1.1,14.

1- No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

14- E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.

            Verbo é uma palavra que exprime ação. O texto acima afirma que o Verbo era Cristo, estava com Deus e era Deus e foi gerado em carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade. A bíblia é a palavra escrita e Cristo é a palavra viva, ou seja, Cristo é a palavra de Deus em ação e os dois são colocados como sinônimos um do outro, porque o que se conhece de Cristo chega a nós através da palavra escrita. Crendo na palavra escrita, a palavra viva entra em ação e podemos então sentir seus efeitos com sinais, prodígios e maravilhas. Em outras palavras conhecer a Bíblia com profundidade é conhecer Cristo concomitantemente e esse conhecimento leva o cristão a conhecer na prática a ação do Espírito Santo. De simples desconhecidos passamos a categoria de amigos e irmãos. “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”( João 15:15). “Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.” (Marcos 3:35). Portanto através da palavra escrita, conhecemos a palavra viva, passamos a ser amigos de Deus e somos adotados por Deus como filhos, fazendo parte da família cristã, sendo então herdeiros de sua fortuna espiritual e tendo direito a herança prometida nas escrituras, que o Eterno preparou para os seus.

             Continua...

Um comentário:

  1. "A bíblia é a palavra escrita e Cristo é a palavra viva, ou seja, Cristo é a palavra de Deus em ação [...] Crendo na palavra escrita, a palavra viva entra em ação e podemos então sentir seus efeitos com sinais, prodígios e maravilhas."

    Agora tudo faz sentido na minha vida, kkk
    Nunca tinha entendendido muito bem esse lance de "Jesus ser o Verbo", mas agora entendi perfeitamente :)

    ResponderExcluir