sábado, 25 de fevereiro de 2012


3- MÁS ATITUDES COM O ESPÍRITO SANTO.

a) Resistir. At 7.51.

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

Péssima atitude. Considerando que o Espírito Santo toma conta da igreja e dos cristãos do mundo inteiro, entrar em rota de colisão com a vontade dele é realmente uma péssima atitude. É como cuspir no prato em que comeu, é bater na mão que te socorre, é esfaquear pelas costas seu melhor amigo. Se essa atitude for levada em frente pode vir a acontecer o mesmo que ocorreu ao filho pródigo, que tomou tudo o que tinha e se foi. Daí em diante houve um momento de gozo, enquanto gastava as riquezas adquiridas com seu direito de herança, porém tudo que é gasto e não reposto, acaba. Não restou muito a ele senão trabalhar assim que a fortuna acabou. Por não ter qualificação para o trabalho foi servir comida a porcos e por falta de dinheiro comia aquela comida servida aos animais, até cair em si e decidir voltar pra casa. Felizmente o pai preocupado o aguardava e recebeu-o com uma festa. “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” (Lucas 15:20-24). Seu problema momentâneo foi resolvido a contento, porém dois fatos negativos ocorreram como consequência de seu erro: perdeu toda a herança e atraiu ciúmes de seu irmão. Toda péssima atitude pode ser corrigida com uma mudança de postura, porém tem suas consequências negativas, o melhor é que jamais aconteçam.



b) Apagar. I Ts 5.19.

Não extingais o Espírito.

            Sansão recebeu um dom do Senhor que o transformou em um super-herói da antiguidade. Ensoberbecido por tão grande força e poder, tomou a rédea da vida em suas mãos e tendeu para a transgressão das regras divinas. Procurava mulheres idólatras e comumente vivia em pecado. Mas até mesmo quando andou com uma prostituta filisteia o Espírito estava em sua vida, socorrendo em suas lutas contra o inimigo de Israel. Mas quando se engraçou com Dalila e entregou seu nazireado a ela, confessando o segredo de sua força, proveniente de um compromisso de Deus com sua família, foi à gota d’água, “a casa caiu” (como diz o povão). O Espírito Santo deixou-o. Extinguiu-se em seu ser, todo o poder, toda a graça, toda a unção divina, toda a força, e, ele se viu só diante de inimigos que queriam tragar a sua vida aos poucos, tão grande era o ódio que nutriam por ele. Fraco como um homem comum, cego dos dois olhos, escravizado, humilhado, zombado, ridicularizado durante anos a fio, teve tempo para rever seus erros e fazer sua súplica de arrependimento chegar aos céus, com um pedido desesperado de morrer restaurado com a benção de Deus. Tudo que queria era força de outrora, para morrer honrosamente, levando consigo seus inimigos. Pedido pequeno, simples e desesperado de quem havia perdido tudo. Foi atendido, mas sua carreira de juiz de Israel se encerrou naquele momento. Que história chocante essa de Sansão, que erro terrível cometeu. Mesmo tendo tempo de corrigir com uma mudança de atitude, não pode mais desfrutar da vida terrena, morreu com sua derradeira vitória. Este é um erro que realmente deve ser lembrado para jamais ser cometido, afinal o sábio aprende com o erro dos outros.

            Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário