sábado, 11 de fevereiro de 2012


d)     Advertir o homem – 1 Co 10.11,12.

11- Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

12- Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.

            Ao estudar as escrituras encontramos vários testemunhos que envolvem o relacionamento de Deus com homens, com Israel, com as nações circunvizinhas e com a igreja. Podemos perceber nesse relacionamento erros e acertos tanto individual como coletivos e captamos a reação divina a cada acerto ou erro narrado pelos livros. A partir dai entendemos a forma como Deus pensa e age em cada circunstância. Aprendemos com isso. Esse entendimento é ótimo para nortear nossa conduta procurando praticar os acertos do passado e evitando cometer os erros que nossos antepassados cometiam e desagradavam a Deus. Isto nos leva a um crescimento cotidiano que pode dar uma real qualidade de vida espiritual. Podemos então concluir que a escritura traz em seu bojo, avisos, os mais diversos possíveis de como agradar a Deus e andar debaixo de sua grande mão, da sua graça e de seu poder. Existem além de promessas inúmeras advertências que só tomamos conhecimento estudando e praticando as verdades bíblicas. Perceba também que o aviso é exclusivamente ao futuro final “... e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.”, ou seja para nós. Em seguida outro alerta pra quem se acha o máximo por estar em pé e nunca ter falhado “... Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.”. Que isto nos sirva de advertência.







1)      Como assimilar as palavras da bíblia:

a)      Lendo e ouvindo – Ap 1.3.

3- Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

            Quando queremos aprender a ler e escrever vamos a escola, quando queremos a prender a dirigir vamos a uma auto escola, quando queremos dominar algum tipo de conhecimento humano vamos a fonte desse conhecimento, quando queremos conhecer Deus vamos a uma igreja ou uma escola bíblica onde a palavra de Deus é pregada, estudada e debatida de forma aberta e racional. Porém percebemos que algumas pessoas desprezam um ensinador ou um pregador mais simples e menos estudado, ignorando o fato que os grandes ensinadores do passado também eram pescadores indoutos (analfabetos). Sempre que a Bíblia é aberta é lida, por pior que seja o leitor, quer na capacidade de ler ou até mesmo de interpretar, sua dicção ou seu conhecimento, por educação ou por sensibilidade espiritual, é necessário atentar e ouvir o que está sendo lido porque Deus pode transmitir uma mensagem de edificação e de ensino por qualquer pessoa, aliás, se no passado Ele falou pela boca de uma jumenta...  Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim: Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida. (Números 22:28-33), pode certamente usar qualquer boca, de qualquer ser racional em qualquer lugar e em qualquer circunstância para nos transmitir uma mensagem de salvação ou de edificação espiritual. Partindo dessa premissa, com humildade e de forma interessada, vamos aprender, ouvindo as palavra de Deus analisando com cuidado e guardando as coisas que nela estão escritas, aplicando as em nosso cotidiano de vida para que ela atinja o objetivo proposto por Deus para nossas vidas.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário