sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


a)      Alimentar espiritualmente e preservar do erro – Jr 15.16. Sl 119.11.

16- Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos.

11- Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

            Sabemos através do Apóstolo Paulo que existe um conflito entre o bem e o mal no interior do Cristão, explicitada por ele como a luta entre a carne e o espírito. A carne através de seus desejos desenfreados tende a levar o ser humano a quebrar as regras divinas, enquanto que o espírito, a conter esses desejos dentro dos parâmetros estabelecidos por Ele, nas sagradas escrituras. Vencer esse conflito é uma necessidade para permanecer andando em espírito e não sofrer nenhum tipo de condenação, é a luta que passa todo cristão em toda parte do mundo e é uma luta que tem de ser vencida para que possamos dominar vícios, maus hábitos, etc. Certa feita perguntou-se a um índio como ele entendia essa luta e ele descreve como uma luta entre dois cães, o do bem e o do mal. Perguntado quem vencia a luta o índio respondeu que vencia o cachorro mais forte. Indagado sobre qual era o mais forte ele esclarece que mais forte era o cão melhor alimentado. Com certeza em sua simplicidade o silvícola disse tudo, vence o mais forte, que por sua vez, era o mais alimentado. Levando para o plano espiritual há a necessidade de uma alimentação substancial das escrituras sagradas para que o ser humano domine sobre todas as coisas na Terra, e este domínio é um mandamento divino desde a criação. “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:28). Utilizando de tudo com racionalidade e benignidade, coisa que a humanidade não vem fazendo através de sua existência, inclusive se preservando do pecado o homem consegue manter esse domínio.  Quanto mais e melhor se estudar com raciocínio, interesse e sensibilidade, a palavra de Deus a ponto de  se recrear e sentir prazer, maior a possibilidade de não pecar contra os mandamentos do Senhor.



d)     Purificar nossa vida – Jo 15.1-3.

1- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

2- Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.

3- Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.

            Já comentamos o processo de limpeza e crescimento espiritual que acontece logo que o Espírito Santo vem morar em nossas vidas. Essa limpeza é comparada por Jesus Cristo a um lavrador que cuida da videira, retira os ramos que não dá fruto, preserva e limpa o ramo produtivo para que dê mais fruto e por fim Ele conclui dizendo que esse processo de limpeza acontece conosco através das palavras que tem falado. É o que acontece com todo cristão que estuda as escrituras “é purificado” pelo poder da palavra de Deus, dai a necessidade de estar o tempo todo lendo, aprendendo e colocando em prática tudo o que se aprende na bíblia. É importante chamar a atenção também, do fato, que recebe a seiva do tronco o ramo que dá fruto, em outras palavras, tem contato pessoal e íntimo com Deus o Cristão que trabalha ativamente para Ele e produz fruto. Árvores ou ramos infrutíferos correm o risco até de perder a salvação.  Veja as duras palavras que João Batista dirigia aos seus ouvintes no passado: “E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.” (Mateus 3:10). Aconselho a partir dessa palavra a todos que tenham algum envolvimento produtivo na seara do Senhor.

            Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário