quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


1)      Objetivos da Bíblia:

a)      Testificar de Jesus – Jo 5.39.

39- Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;

            São vários os objetivos da Bíblia sagrada, mas trazer informações sobre Cristo e sua proposta de vida eterna eu considero a principal. É lógico que o caminho para a eternidade é longo e cheio de obstáculos por isso conhecer os outros objetivos é necessário, mas ter a revelação de Cristo conhecê-lo pessoalmente, ter uma experiência com Ele, amá-lo apaixonadamente, é realmente um excelente objetivo e um maravilhoso começo para vidas perdidas, desencontradas, viciadas, ou algo do gênero. Eu mesmo entendo que durante minha vida cometi milhões de erros, aliás, vivia no erro, porém dei duas acertadas que mudou o rumo de tudo. Primeira: aceitei Cristo como único e suficiente salvador de minha vida, pois alterou o meu rumo definitivamente, criando em mim um ser útil, a mim mesmo, a família, a sociedade e a Deus. Segunda: casei com a Eunice, minha esposa e a própria bíblia define o sucesso dessa decisão...Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR.” (Provérbios 18:22). Por isso concluo esse parágrafo atraindo a atenção para a palavra ”examinais as Escrituras”, pois conhecer bem a palavra de Deus aumenta à fé e evita que erros sejam cometidos por ignorância. A ignorância atenua um erro, mas não absolve o pecador em hipótese nenhuma. Ninguém vai poder se justificar ao criador com as palavras: “Eu não sabia.”. Pois é recomendado ao ser humano ouvir Moisés e os profetas que nesse caso é a palavra de Deus... “Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (Lucas 16:29-31).



b)      Dar sabedoria para salvação –2 Tm 3.15-17.

15- e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.

16- Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;

17- para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

            A salvação começa quando o homem reconhece seus pecados, aceita Cristo como salvador e tem seus pecados perdoados. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2:38). Nesse momento recebe o Espírito Santo em sua vida, podendo a partir dai se considerar salvo. Porém semelhantemente a Israel em seus primórdios, mesmo liberto, havia uma grande e exaustiva caminhada até a Terra Prometida, com cobras, lagartos e escorpiões e o clima hostil do deserto no meio do caminho, mas é lógico, por outro lado havia a compensação, porque Deus se fazia presente com sinais, prodígios e maravilhas através da coluna de fogo que orientava a noite, a nuvem que seguiam de dia, o pão que caia do céu e etc. Assim também o ser humano mesmo salvo, enfrenta o poder da carne, seus próprios desejos carnais que tentam afastá-lo do bom caminho, o poder do mundo, de um mundo cheio de iniquidades que o rodeia assediando-o e querendo tragar e das hostes, potestades e principados malignos nos lugares celestiais, manipulando tudo em sua volta para que desista de sua intenção de alcançar a salvação e a vida eterna. Em meio a essa difícil caminhada temporal tem como companheira a palavra de Deus e todas as promessas divinas, como libertação, nascimento do Espírito, cura, expulsão de demônios, batismo no Espírito Santo e outras milhares de promessas. Segundo os versículos acima as sagradas letras podem fazer-te sábio para a salvação e é apta para ensinar, corrigir, instruir em justiça para que sejamos perfeitos e perfeitamente habilitados para boa obra. O texto esclarece também que nenhum livro substitui a bíblia no propósito da salvação, nem mesmo livros que falem sobre ela, porque a mente humana mesmo estudando a partir da Bíblia é limitada em sua produção, mas Deus que inspirou as escrituras sagradas na escrita, inspira também na interpretação e é ilimitado.

            Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário