quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


a)      Será julgamento – Jo 12.48.

48- Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o julgará no último dia.

            Não cabe a nenhum ser humano fazer julgamento das criaturas divinas e dos filhos de Deus, aliás, a determinação divina é que cada um julgue a si mesmo como se participasse de um pré-julgamento visando evitar prejuízos futuros diante do julgamento divino. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.” (1 Coríntios 11:28-29). Mas, comparando os atos de cada pessoa, com a palavra de Deus pode-se antever o resultado do julgamento divino e corrigir a trajetória de vida antes que algo ruim aconteça, porque no futuro não haverá justificativa para a prática do pecado diante do mundo material e espiritual. A existência de um purgatório de purificação de pecados não tem fundamentação bíblica, portanto a salvação eterna é resolvida na vida presente mesmo. O pior para quem não se preocupa, é que o mesmo código de regras estabelecido por Deus para orientação de nossa vida será utilizado para estabelecer absolvição ou condenação, ficando todos os seres humanos inexcusáveis diante do Tribunal divino. É muito comum no cotidiano cristão pessoas bisbilhoteiras ficarem, vigiando e criticando a vida dos outros, é comum também, pessoas incrédulas questionarem a salvação de novos convertidos que tenham uma vida pregressa extremamente cheia de crimes ou atos ruins, insinuando que para estes não tem jeito, porém dentro do julgamento divino só será penalizado aquele que rejeita a proposta divina de salvação, portanto por pior que seja seu testemunho de vida anterior, uma vez tendo aceitado a proposta de Deus, haverá absolvição no julgamento futuro e isso será feito por Deus, através do sangue de Jesus derramado no calvário (não por um espírito imundo, ou um juiz humano comum), através da sua palavra escrita e pregada o tempo todo.



b)      Representa Cristo – Ap 19.11-13.

11- E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.

12- Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.

13- Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.

Perceba que é uma confirmação de um texto escrito e comentado anteriormente no item b de nosso estudo. João na ilha de Patmos foi arrebatado em espírito e recebeu revelações proféticas do futuro, viu Cristo em sua forma divina (porque é 100% Deus), diferente da forma com que se apresentava aos discípulos mesmo depois de ressurreto onde aparecia como homem (aliás, 100% homem), e em dado momento viu a palavra viva, Cristo, também autodenominado o verbo de Deus  e mais uma vez estabelece uma comparação esclarecedora entre Jesus Cristo e o verbo, a palavra de Deus.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário