terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


a)      É viva – Hb 4.12.

12- Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

            Nenhum livro conseguiu até hoje penetrar na alma humana a ponto de transformar vidas exceto a Bíblia. É surpreendente sua eficácia nas vidas humanas. Tenho um amigo Pastor que no passado foi traficante e viciado em drogas. Após sair da prisão começou a passar mal e emagrecer de maneira exagerada. Foi fazer um teste para verificar se havia contraído AIDS, por determinação médica. E, segundo ele, esse era o dia “D” da sua vida, pois se estivesse doente não suportaria, seria o fim. Pouco antes de entrar na sala um vento providencial traz um folheto que bateu em seu peito e foi pego por um ato reflexo. Ao ler sentiu um chamado de Deus e ali mesmo fez um acordo, que alterou a partir desse momento todo o rumo da sua vida. Fez o exame, estava limpo (na verdade ele nunca soube se estava doente e foi curado ou não), mas a palavra viva tocou seu ser e fez a transformação em um momento de necessidade. Hoje é um excelente pregador do evangelho e o nome do Senhor é glorificado em sua vida graças a esse poder vivo e eficaz da palavra em seu interior. A palavra fala com pessoas diferentes, com personalidades distintas, nas situações as mais diversas possíveis e imagináveis e em cada pessoa surte um efeito diferente, levando a transformações incríveis e produzindo testemunhos impressionantes que nos deixam maravilhados com sua grandeza e eficácia. Ela é realmente viva.



b)      Permanece para sempre – 1 Pe 1.25.

25- Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada.

Tudo nessa vida é efêmero, passageiro. Aliás, a característica principal de um ser vivo biologicamente falando é nascer, crescer, reproduzir e morrer. No ser humano esse ciclo nos dias de hoje pode acontecer entre 60 a 80 anos em média, dependendo da expectativa de vida de cada país, por isso, não estamos acostumados com coisas duradouras e exceto em casos extremos o ser humano não se vê atraído pela promessa de eternidade. Porém na iminência de um desastre ou de uma enfermidade séria, ou diante de uma crise emocional ou amorosa a criatura humana tende a repensar seu tempo, expectativa e qualidade de vida e a verdade bíblica pode passar a fazer sentido em sua proposta cotidiana de existência, levando-o a se apropriar dessa verdade bíblica e aceitar a evangelização que traz em seu bojo a proposta de eternidade. Nessa proposta o Senhor estabelece um compromisso eterno com o homem e o cumprimento do compromisso traz cura, libertação, batismo no Espírito Santo, auxilio em todas as situações e acima de tudo a vida eterna, essa é a proposta maior do compromisso de Deus que permanece para sempre. E uma vez incluído nesse compromisso recebemos ciência através do poder supremo do Espírito Santo, que a palavra de Deus que permanece para sempre será cumprida em nossas vidas nos trazendo uma alegria indescritível em nosso espírito que é descrita nas escrituras como “a alegria da salvação”.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário