segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


a)      Estudando – At 17.10-12.

10- E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus.

11- Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.

12- De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.

            A maioria dos cristãos tem bíblia, porém poucos estudam. A maioria das bíblias são utilizadas como enfeite nas casas, geralmente abertas no Salmo 91 para impressionar as visitas, ou são levadas em baixo das axilas, como um desodorante espiritual, sem que o proprietário se aproprie do conteúdo santo que nela está contido. Não é a toa que muitos desses se tornam o que passou a ser denominado pelo IBGE de evangélicos não praticantes. Na verdade são cristãos desviados do propósito do Senhor, normalmente não suportam os ataques malignos, por não conhecerem o plano de Deus para suas vidas, por falta de estudo a bíblico, o que é uma tristeza. Mas graças a Deus tanto no passado como no presente, ainda podemos ver crentes interessados na palavra a ponto de serem assíduos em cultos onde essa palavra é estudada com profundidade, ou em escolas e faculdades bíblicas e pela grande graça e misericórdia de Deus, tanto no fato narrado acima, quanto nos dias de hoje muita gente tem crido e recebido essa verdade, aumentando gradativamente as igrejas evangélicas em nosso país, tornando o Brasil o maior fenômeno evangélico do mundo nos dias de hoje em conversão de almas. Algum tempo atrás eu pregava em Goiânia e instava a igreja a se auto classificar como crente quente, morno ou frio antes de ler o versículo nas escrituras. Um cidadão esposo de uma irmã na fé pensou consigo. “Quente não sou, porque não me envolvo com Deus e a igreja como minha esposa, mas também não sou frio porque não sou a pior pessoa dentro desse templo, portanto sou morno”. Quando fizemos a leitura do versículo chave da pregação da noite ele quase caiu para trás com o choque. “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” (Apocalipse 3:15-16). Não preciso dizer que naquela noite, Deus falou com esse cidadão fortemente e quando a pregação terminou, ele passou a ser um cristão real, convertido. Algum tempo depois eu pregava na região do delta do Tocantins, Araguaína, Wanderlândia e Estreito e encontrei esse filho de Deus agora Pastor e cantor evangélico, que pregava e louvava a Deus, ele me reconheceu e contou o episódio, concluindo que havia se convertido, se envolveu com Deus, estudou sua palavra, se tornou um crente quente e também uma fonte que jorrava para a vida eterna, conforme Jesus prometeu para a mulher samaritana. O estudo das escrituras transforma nossa vida e também a de inúmeras pessoas que nos ouvem no nosso dia-a-dia.

           

b)      Guardando – Lc 11.28.

28- Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.

            Ouvir a palavra de Deus e colocá-la em prática é o sentido utilizado por Jesus nesse caso. Vemos um exemplo oposto no deserto quando o diabo ao tentar Cristo utilizou a palavra de Deus demonstrando que conhece seu conteúdo e com isso procurava induzir Jesus a algum tipo de erro, porém o Senhor saiu vencedor deste confronto.  Percebemos através dos escritos que realmente ele domina o conteúdo bíblico, chega-se a afirmar que ele conhece de capa a capa, de Gênesis ao Apocalipse, do começo ao fim, porém isto nada lhe serve porque seu interesse não é utilizá-la de forma benigna, mas sim aproveitando do desconhecimento humano e da ingenuidade de alguns induzi-los ao pecado. Da mesma forma qualquer ser humano que houve, toma ciência das escrituras e não pratica erra porque prejudica a si mesmo e serve de péssimo exemplo a seus semelhantes. Conhecer as escrituras é muito bom, mas fica incompleto e inútil esse conhecimento, sem a prática de vida cristã. Agora os que conhecem e praticam são classificados pelo Senhor como “bem aventurados” porque estão implícitos no plano divino da salvação, com direito a todos os benefícios que estão acoplados a ele.

            Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário