domingo, 26 de fevereiro de 2012

FRACASSOS NA ORAÇÃO

         V capítulo

           Fracassos na oração por:

Desobediência - Dt 3.25-27.
Rogo-te que me deixes passar, para que veja essa boa terra que está além do Jordão, essa boa região montanhosa, e o Líbano! Mas o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes me disse: Basta; não me fales mais nisto. Sobe ao cume do Pisga, e levanta os olhos para o ocidente, para o norte, para o sul e para o oriente, e contempla com os teus olhos; porque não passarás este Jordão.

Moisés era um homem extremamente manso e por incrível que possa parecer, foi justamente onde ele era mais forte, na mansidão de seu caráter, que o Diabo levou-o ao pecado. No episódio em que faltou água para Israel no deserto, o povo induzido pelas trevas pressionou Moisés com uma murmuração tão grande, que ele não suportou e acabou pecando contra Deus. Na primeira vez em que saiu água da pedra ele deveria bater na pedra, porém na segunda ele deveria falar com a pedra, porque a pedra era Cristo. Veja o texto bíblico: “e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo”. (I Co 10.2-4). Quando ele bateu na pedra quebrou uma tipologia bíblica futura em que Cristo seria tocado apenas uma vez, jamais poderia acontecer duas vezes, isso seria o mesmo que crucificar Cristo duas vezes ou cometer uma blasfêmia contra o Espírito Santo. “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Gn 3.15); “Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério”. (Hb 6.4-6); “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários. Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?”. (Hb 10.26-29).
Atente para o fato que Moisés que conseguiu em determinadas vezes convencer Deus a desviar sua ira do povo de Israel, neste caso de desobediência, clamou, se humilhou, insistiu, porém não obteve resposta positiva para suas petições, pois foi proibido de entrar na terra prometida. Materialmente falando não conseguiu entrar, espiritualmente sim, porque mais tarde em sua transfiguração diante dos discípulos, Moisés aparece dialogando com Jesus e esse episódio ficou registrado nos evangelhos. “Enquanto ele orava, mudou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa tornou-se branca e resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias, os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém”.(Lc 9.29-13).
            Procurar andar em obediência diante de Deus, em pensamentos, palavras ou atos é fundamental, para que o sangue de Jesus esteja sobre nós, purificando-nos e tornando-nos justos e aptos a receber as bênçãos que Deus preparou para nossa vida. Atente para o fato que nem mesmo Moisés que pode ser considerado um dos principais personagens bíblicos do velho testamento conseguiu ter sua oração ouvida devido à desobediência, quanto mais nós, simples cristãos que nem podemos ser considerados grandes expoentes do cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário