domingo, 19 de fevereiro de 2012

                           NOVO ESTUDO

ESPÍRITO SANTO



1- QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

a) É uma pessoa. Jo 14.16,17.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Deus é um mistério. Sendo um só Deus, como entender um Deus que subsiste em três pessoas?  É algo complicado e teólogos se digladiam há anos debatendo o assunto sem um consenso, principalmente na questão Deus Uno ou Deus Trino (e não é nosso interesse entrar no mérito de um debate não concluído há séculos). Se compararmos com o ser humano no casamento, talvez melhore nosso entendimento, afinal por determinação divina dois seres diferentes casam e se tornam um único ser, em uma “unidade composta”. “E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. (Mateus 19:5-6). Perceba que semelhantemente a um Deus subsistente em três pessoas o ser humano casado “na presença de Deus” se torna uma só carne ou um só ser, apesar de seres dois seres distintos, separados em duas pessoas, sem ligação física definitiva, exceto na hora de fazer amor, por um pequeno tempo em suas vidas. Porém ligação está que aumenta sua intimidade e gera outros seres e aumentando a prole gradativamente fazendo sobressair à família. Partindo dessa forma divina de ver o homem, podemos passar a ter uma noção mínima de um Deus subsistente em três pessoas distintas de igual poder e glória. Três pessoas com atributos de onipotência, onipresença, onisciência, imutabilidade e eternidade que atuam semelhantemente ao casal humano em comum acordo e produz tudo o que existe no plano material e espiritual. Uma destas pessoas é o Espírito Santo. Perceba também no versículo acima que o Espírito Santo é descrito como uma pessoa, escrito com letra maiúscula, como substantivo próprio e enviado pelo Pai, como uma pessoa amiga só para cristãos separados do mundo da iniquidade e do pecado. Não é uma essência de Deus como algumas seitas teimam em afirmar, é uma pessoa que cuida de nós, sente, entristece, ama, ensina, convence do pecado, da justiça, do juízo e nos consola, enfim tem todo o atributo de uma pessoa.



b) É Deus. At 5.3-5.

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.            Ananias promete vender suas propriedades e entregar o dinheiro para a igreja, proposta pessoal, não obrigatória e não necessária, porque a igreja deve funcionar no coletivo e não individualmente. Porém, arrependido de sua própria proposta, ao invés de desistir, talvez voltar atrás, resolve enganar a igreja entregando parte do dinheiro como se fosse o total ganho, quem sabe para não perder popularidade ou “pagar mico”, como se diz na linguagem figurada de hoje. O fato que ele apresenta a mentira e o Espírito Santo se indignou de tal forma que retirou seu folego de vida, levando-o a óbito na mesma hora e depois repete o fato com sua esposa Safira. E para que não ficasse caracterizada uma ação humana nesse episódio, o Espírito induz Pedro a falar que a mentira não foi feita a seres humanos comuns, ou a igreja humana, nem a ele Pedro, mas sim ao Espírito Santo e o Espírito Santo é Deus. É a terceira pessoa da trindade divina e tem poder para dar e tirar vidas, isso fica bastante claro nesse episódio. Acrescento ainda que mesmo vivendo na era da graça, mesmo tendo todos os benefícios espirituais concedidas por Cristo, é perigoso tomar atitudes que Deus considera extremamente ofensivas e que culmine em morte prematura imediata, por isso é necessário tomar cuidados com certos procedimentos ou certas posturas, que cristão tomam cotidianamente sem pensar no que estão fazendo.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário