segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


2- QUAIS SÃO SUAS ATUAÇÕES?

a) Convence os homens. Jo 16.8-11.

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Do pecado, porque não crêem em mim;

Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Um dos grandes propósitos do Espírito Santo é convencer o ser humano que é um pecador, vai a julgamento no tribunal divino e receberá um futuro juízo, que pode resultar em desgraça eterna. E que o grande trunfo para se sair bem nesse julgamento, é ter seus pecados pagos por antecipação, na morte sacrificial de Cristo na cruz do Calvário, aceitando Cristo como único e suficiente salvador de sua alma, com implicação espiritual e futura, sem nenhum tipo de pagamento, porque é de graça. O inferno não foi feito para nós, foi feito para o Diabo e seus anjos, que já está julgado, porém o Espírito esclarece que sem a remissão de pecados e uma vida dirigida pelo Espírito, o ser humano pode ser declarado culpado e ser coparticipante do fruto colhido Pelo Diabo e seus anjos, ou seja, tormento eterno, em lugar comum aos não salvos, o inferno.E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Mateus 25:46). Subentende-se também que nós seres humanos que pregamos o evangelho, só podemos fazer com propriedade e profundidade, se o Espírito Santo estiver por trás de todas as nossas ações, convencendo as pessoas da necessidade de ter essa remissão de pecados. Daí também a necessidade de reconhecermos em nossas ações e lhe atribuir a honra e a glória por tudo o que fazemos em nome do Senhor.



b) Sela e garante a herança. Ef 1.13,14.


Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

No passado a correspondência entre a liderança do Estado Romano era selada com o selo do império, que só podia ser rompido pelo destinatário, sob pena de condenação para quem violasse o lacre sem autorização. Inspirado nessa forma de agir dos romanos, Paulo usa os termos “fostes selada com o Espírito Santo da promessa”, querendo dizer que após a pregação da palavra de Deus, vem à fé e uma vez aceita no coração, há o perdão de pecados, permitindo que o Espírito Santo venha morar nessa vida, selando-a com o selo de “propriedade de Deus”, invólucro que só o Senhor pode romper, por ser ele o destinatário. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (1 João 5:18). Uma vez selados passamos a ter direito a uma herança já estabelecida por Deus a todos que aceitam a salvação pela morte vicária de Cristo. E a garantia que tudo será cumprido por aquele que deixou escrito é o Espírito Santo que nos leva em direção à redenção final e cumprimento de todas as coisas. O selo do Espírito gera o novo nascimento e produz os frutos do Espírito para a salvação eterna e alguns cristãos confundem esse milagre de Deus com o batismo no Espírito Santo que gera poder para pregação e propagação do evangelho e são ações divinas diferentes e distintas muito embora sejam sobrenaturais.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário