terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


c) Habita no recém-nascido. I Co 3.16.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

            Deus não habita em templo feito por mão de homens. “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:” (Atos 7:48). Em outras palavras, Deus não mora nos templos que fazemos para adorá-lo, muito embora biblicamente ele reconheça a igreja local como lugar de adoração. Lugares criados por homens sejam tendas, casas de pau-a-pique, casas de alvenaria, templos colossais ou algo do gênero, não é morada de Deus. Deus mora em templos que ele mesmo construiu e preparou para sua morada, ou seja, Deus mora em seres humanos, que são templos especiais preparados para receber o grande criador, na glória da sua divindade. Deus mora em você e em mim, no seu e no meu endereço, não no endereço do templo da minha ou da sua igreja, ele só vai até sua igreja quando você vai e está dentro de você. Essa história de que Deus chegou antes é sentido figurado, porque Ele é onipresente e está presente em todos os lugares, mas morada mesmo é dentro do nascido de novo (nascido da água e do Espírito). É lógico que nem todos os templos estão prontos para receber um Deus Santo, por causa do pecado e uma vida voltada a vícios e condutas inadequadas no sentido moral e até legal, por isso Ele faz um processo de limpeza, na purificação dos pecados por meio do sangue de Jesus e do crescimento espiritual dirigido pelo Espírito Santo, que a essa altura já está vivendo em sua morada, o recém-nascido.



d) Ensina todas as coisas. Jo 14.16.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

            Um grande problema do cristão novo convertido é entender as escrituras sagradas, por vários motivos leem e não compreendem, dentre os quais: pela linguagem empregada na tradução, por dificuldades na compreensão de textos, pela linguagem figurada da bíblia, pelo volume de conhecimento contido nos livros (quase 1600 anos de história e geografia bíblica), por não conseguir captar o plano espiritual das escrituras, etc. O Espírito Santo também tem como propósito ensinar todas essas coisas e resolver esse problema ou dificuldade que se apresenta a todos, até porque Ele contratou os “secretários profetas” para escrever, pode contratar outros para elucidar o mistério, ou mesmo contratar você meu amigo leitor, para lhe dar o entendimento das escrituras. Isso não é um fato novo, já aconteceu no passado e continua acontecendo em nossos dias. “Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.” (Lucas 24:45). Comigo aconteceu dessa forma, foi semelhante ao passado. Eu lia, não entendia quase nada e pedia a Deus que me abrisse o entendimento conforme narrava os escritos bíblicos. Passado algum tempo de leitura, meditação e oração à coisa começou a acontecer ao ponto de pregar vinte e dois anos consecutivamente em uma igreja de uma a três vezes por semana e o povo jamais reclamar da qualidade e do conteúdo das pregações. Com certeza, se quiser se pedir ao Senhor receberá essa maravilhosa promessa bíblica.

            Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário