quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


e) Testifica que somos filhos de Deus. Rm 8.16.

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

            Nascemos criatura de Deus. Nascemos livres espiritualmente falando até que tenhamos idade de discernir e escolher entre o bem e o mal, após essa escolha é que passamos a ser filhos de Deus, porque só Jesus Cristo tem o poder de nos transformar em filhos. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:12-13), portanto o homem tem que exercer seu direito de escolha e aceitar ou recusar essa proposta divina. A partir do momento da escolha, que só Deus pode determinar, é que a criatura é transformada em filho adotivo, o zambujeiro bravo (que somos nós) é enxertado na videira (que é Cristo), “E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,” (Romanos 11:17). A partir daí o Espírito Santo, de forma sobrenatural, testifica com nosso espirito que somos filhos adotados segundo a beneficência do sangue de Cristo, derramado por nós na cruz e que estamos implícitos no plano da salvação eterna do nosso Deus. Isto traz a paz sobre nossas vidas e nosso coração, uma paz que excede todo o entendimento humano e que só pode sentir aquele que entra em contato com ela.



f) Concede poder para testemunhar. At 1.8.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Por duas vezes os discípulos recebem o Espírito Santo em um curto período de tempo. A primeira vez em João 20:22-23. “E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.”, e a segunda em Atos 2:1-4. E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Na primeira vez eles não falam em línguas, na segunda sim. Entendem os teólogos que na primeira vez eles nascem de novo e na segunda são batizados no Espírito Santo com o fenômeno da glossolalia, o falar em novas línguas de forma sobrenatural. A primeira é interior e só se manifesta com tempo através dos frutos do Espírito, a segunda tem manifestação imediata através das línguas estranhas. São fases distintas do processo de redenção executado pelo Espírito Santo, porém são complementares e podem acontecer simultaneamente, se assim o Senhor determinar, ou não, como é o caso bíblico. Na primeira fase, o novo nascimento produz os frutos do Espírito e dá direito à salvação eterna e na segunda o cristão é revestido de poder para testemunhar o evangelho, para a salvação de outros. A primeira garante a nossa entrada no plano da salvação, a segunda garante a entrada de outras vidas nesse mesmo plano. Essa obra é feita pelo Espírito Santo de forma completa e entendemos em linguagem figurada que o vaso recebe duas cargas complementares de azeite, até que transborde da glória de Deus e além de ser salvo alcance outras vidas. Concluímos então que é extremamente necessário que sejamos cheios do Espírito Santo, para que todos que vivem em derredor possam também alcançar essas bênçãos através de nós que já recebemos.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário