domingo, 4 de março de 2012


XlI CAPÍTULO

Fracassos na oração por:

Ser soberbo  -  Lc  18.11-14.

O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.

Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.

Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.



Deus o Todo-Poderoso e criador dos céus e da terra sempre deixou claro a todos quanto O conhecem, em inúmeras ocasiões, que sua a humildade é uma parte importante de seu caráter e de sua forma de ser. Como exemplo podemos destacar o nascimento de seu filho em uma manjedoura em meio ao terrível cheiro de excrementos de animais, ou o envio de seu grande apóstolo (Paulo) para conquistar Roma espiritualmente como prisioneiro da guarda pretoriana de César, ou a caça de seu rei escolhido e ungido (Davi) como um fora da lei por terras de inimigos de Israel, enfim poderíamos enumerar uma grande sucessão de fatos em que a humildade divina aparece como fator preponderante de sua personalidade, porém o nosso objetivo é esclarecer a todos, que essa qualidade (que faz parte do caráter de Deus), Ele faz questão que esteja inserida em nosso caráter, como condição, para obter seus favores e concomitantemente ter respondida nossas orações.

No caso acima descrito, podemos com toda certeza avaliar o interesse de Cristo em fixar em nosso intelecto a necessidade do Cristão se dirigir ao criador em uma posição de humildade e simplicidade como o publicano e não com palavras e atitudes soberbas como o fariseu, que se auto proclamava um santo homem e merecedor das dádivas divinas e estabelecia comparações com seu concidadão, buscando se justificar perante o criador.

Deus jamais nos abençoará porque nos justificamos dizendo que somos bonzinhos ou porque somos melhores que nossos irmãos ou nossos vizinhos, mas sim, porque nos declaramos pecador e passamos pelo sangue derramado na cruz por Jesus Cristo e isso é dom de Deus, para que ninguém se glorie e essa informação deve estar em nossas mentes, para jamais orarmos como o fariseu descrito na parábola de Jesus.

O que é humildade? Como fazer para ser humilde? Essa é uma pergunta que precisamos responder a nós mesmos, pois a partir daí poderemos melhorar em qualidade e passar a desenvolver essa virtude em nosso caráter. A primeira parte encontramos facilmente em um dicionário da língua portuguesa e a segunda encontramos nas escrituras sagradas e principalmente nos provérbios escritos por Salomão. Humildade segundo o dicionário virtual Michaelis é: 1. Virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza. 2. Modéstia. 3. Demonstração de respeito, de submissão. Um dos fatores preponderantes para que a humildade seja desenvolvida em nossa vida é deixar que as pessoas percebam e falem de nossas qualidades, e isto, Salomão deixa inserido em um versículo chave que deve ser memorizado e utilizado em nosso cotidiano. “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estranho, e não os teus lábios” (Pv 27.2). Ressalto que existe uma infinidade de escritos bíblicos que nos orientam nos caminhos da humildade, apenas coloquei um dos versículos que considero importante, porém, há muito que estudar biblicamente falando, para se conhecer mais a respeito.

Uma vez corrigindo nosso caráter em relação à humildade e soberba, abre-se uma perspectiva muito grande para que nossas orações sejam respondidas e deixemos de estar entre os cristãos, que não vivem em novidade de vida e tem pouco a contar em bênçãos recebidas, ou que vivem de glórias do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário