segunda-feira, 16 de abril de 2012

AUTORIDADE E SUBMISSÃO


                        ESTRUTURAS DE PODER CRIADAS POR DEUS NA TERRA

                        Deus criou três estruturas de poder para reger a vida na terra de forma ordenada; a família, o estado modelo e a igreja. A família criada a partir do casal no Éden com a função de povoar a terra e se espalhar por ela é a menor das estruturas, porém importantíssima no equilíbrio de uma sociedade. Para formar um estado é necessário uma terra, um povo e leis que gerencie a convivência dessa sociedade de forma organizada, isso Deus criou através de Israel o povo escolhido, dando a terra e fazendo as leis com o intuito que fosse modelo para as outras nações. E por último criou a igreja após a ressurreição em Cristo com o intuito de estabelecer a adoração de um único Deus a todos os povos (lembre-se que no passado cada povo tinha seus Deuses e que essa situação sofre mudança a partir da estruturação da igreja de Cristo).



A-    CRIAÇÃO DA FAMÍLIA E AUTORIDADE DELEGADA AO HOMEM

A família foi criada por Deus como a menor estrutura de poder para expansão do gênero humano sobre a terra, também denominada a célula mãe da sociedade, unindo o casal e gerando filhos para povoar toda a face do planeta. Uma estrutura necessária porque a criação humana foi diferente das criações celestiais. Por serem geradas em série as criaturas celestiais não procriam como o ser humano, isto é não geram filhos. Filhos estes que necessitam de acompanhamento dos pais desde sua tenra idade, até que se tornem independentes e prontos para a vida. Para gerenciar essa pequena e necessária estrutura de poder Deus colocou a responsabilidade sobre os ombros do homem porque foi gerado primeiro. “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. (Efésios 5:22-28). Algumas mulheres questionam essa sujeição ou submissão à autoridade constituída por Deus, mas convém lembrar que é uma regra para um casal cristão, em que o marido trata sua esposa da mesma forma que Cristo tratou a igreja e uma esposa amada com amor semelhante ao que Cristo ama a igreja, jamais fará objeção alguma, porque ele até deu sua vida por ela, enviou o Espírito Santo para cuidar dela, enche de presentes (dons espirituais, curas, milagres, etc.), preparou uma morada, vai levá-la consigo, dar vida eterna, galardões, um reino e uma grande herança. É verdade que nenhum homem tem capacidade para dar tanto a uma mulher, semelhantemente ao que Cristo dá para a igreja, porém o esforço em supri-la em tudo e fazendo todos os esforços com amor e carinho, tratando-a como um “bibelô”, enchendo-a de presentes, com certeza será bem recebido e valorizado, atraindo a recíproca e unindo o casal em amor a cada dia, até que a morte os separe.

Uma vez estruturada a família gera ou adota filhos, que estão sujeitos a estrutura inicial de poder. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. (Efésios 6:1-4). A sujeição à autoridade dos pais e recebe uma promessa de Deus, como um prêmio por sua execução: vida longa. Por outro lado há nesse versículo um alerta para os pais na utilização dessa autoridade delegada por Deus no tratamento com seus filhos para que a família seja estruturada no amor.

  Continua...

Um comentário:

  1. Este estudo chega em um tempo muito oportuno. A igreja tem se esquecido desses princípios tão simples, porém tão essenciais para a convivência familiar e criação de filhos. O mundo está tão distante deste modelo... A violencia dentro de casa é cada vez mais hedionda! A igreja e as familias cristãs devem voltar à esta essencia para, de fato, serem luz neste mundo, e sal nesta terra.

    ResponderExcluir