quarta-feira, 4 de julho de 2012

FRACASSOS NA ORAÇÃO - CAPÍTULO 12 A


XlI CAPÍTULO

Fracassos na oração por:

Ser soberbo  -  Lc  18.11-14.

O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.

Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.

Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.



Deus o Todo-Poderoso e criador dos céus e da terra sempre deixou claro a todos quanto O conhecem, em inúmeras ocasiões, que sua a humildade é uma parte importante de seu caráter e de sua forma de ser. Como exemplo podemos destacar o nascimento de seu filho em uma manjedoura em meio ao terrível cheiro de excrementos de animais, ou o envio de seu grande apóstolo (Paulo) para conquistar Roma espiritualmente como prisioneiro da guarda pretoriana de César, ou a caça de seu rei escolhido e ungido (Davi) como um fora da lei por terras de inimigos de Israel, enfim poderíamos enumerar uma grande sucessão de fatos em que a humildade divina aparece como fator preponderante de sua personalidade, porém o nosso objetivo é esclarecer a todos, que essa qualidade (que faz parte do caráter de Deus), Ele faz questão que esteja inserida em nosso caráter, como condição, para obter seus favores e concomitantemente ter respondida nossas orações.

No caso acima descrito, podemos com toda certeza avaliar o interesse de Cristo em fixar em nosso intelecto a necessidade do Cristão se dirigir ao criador em uma posição de humildade e simplicidade como o publicano e não com palavras e atitudes soberbas como o fariseu, que se auto proclamava um santo homem e merecedor das dádivas divinas e estabelecia comparações com seu concidadão, buscando se justificar perante o criador.

Deus jamais nos abençoará porque nos justificamos dizendo que somos bonzinhos ou porque somos melhores que nossos irmãos ou nossos vizinhos, mas sim, porque nos declaramos pecador e passamos pelo sangue derramado na cruz por Jesus Cristo e isso é dom de Deus, para que ninguém se glorie e essa informação deve estar em nossas mentes, para jamais orarmos como o fariseu descrito na parábola de Jesus.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário