domingo, 26 de fevereiro de 2012

FRACASSOS NA ORAÇÃO


            III Capítulo
            Fracassos na oração por:
            Dúvidas - Tg 1.6,7
            “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa”.

A falta de fé pode ser um obstáculo intransponível para uma oração produtiva e a dúvida, nesse caso especificamente, comparada à onda do mar, é colocada, como condição única para a perda do sacrifício diante do Senhor.
Quando me converti ao Evangelho à cerca de vinte e dois anos atrás, me deparei com este versículo e me lembro até hoje, que passei muitos dias diante do mar observando e procurando entender “porque?” Tiago compara a dúvida com a onda. Não foi nem um dia nem dois, foram muitos dias de observação. Um dia, percebi que a água ao lamber a areia voltava e criava uma onda de retorno, chocando com a outra que vinha, como se fora uma mini pororoca, entendi então que concomitantemente a onda que vem, existe sempre uma outra que volta, levando e trazendo areia, propiciando um lindo espetáculo que se repete todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos... com uma beleza deslumbrante... sem alteração... sem mudanças... semelhantemente ao homem que clama e quando a oração vai subindo a Deus, a dúvida entra em cena e a oração volta, em uma repetição constante de sobe-e-desce durante dias, semanas, meses e anos, de forma inalterada, constante e infrutífera, sem resultado algum.
É preciso fé. É preciso crer, confiar, esperar em um Deus que não podemos ver. É preciso que essa fé cresça. É preciso olhar para Jesus autor e consumador da fé (Hb 12.2), sem desviar o olhar para dificuldades ou problemas do nosso dia a dia, que podem nos fazer submergir na fé como Pedro, que andou sobre o mar com os olhos fitos em Jesus, ao desviar o olhar para a tormenta e para as ondas afundou, a seguir clamou pela ajuda do Senhor e foi socorrido. É preciso edificar a fé orando no Espírito Santo (Judas 20), para que ela cresça até o ponto de eliminar a dúvida. É necessário ouvir a palavra de Deus em todo o tempo, pois a fé vem pelo ouvir (Rm 10.17) e por fim é necessário aprender a dar glórias a Deus, pois se Abraão foi edificado na fé dando gloria a Deus m(Rm 4.20), com certeza conosco a mesma coisa se sucederá, agigantando nossa fé, eliminando a dúvida e permitindo nos apoderarmos das bênçãos que estão preparadas para nós. Somente com o crescimento de nossa fé baseada nos quatro versículos acima citados, poderemos espantar o fantasma da dúvida e tomar posse de tudo o que Deus tem para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário